la lectrice ("A leitora"), óleo de Jean-Honoré Fragonard

la lectrice ("A leitora"), óleo de Jean-Honoré Fragonard
fonte: wikipédia

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Buscar a Leitura


Se eu não morresse nunca!
E eternamente buscasse e conseguisse a perfeição das coisas!


Cesário Verde.

O que é verdadeiramente a perfeição? Onde podemos encontrar o que tão arduamente procuramos? A essência da perfeição poderá estar no meio onde é criada mas também no fim a que destina. A perfeição, mesmo utópica, é o estado máximo, real ou imaginário, que o ser humano pode alcançar no seu estado puro. Mesmo longínqua, a perfeição faz-se encontrar pelo caminho mais simples, da palavra. O dom da comunicação faz girar o mundo colocando os sonhos mesmo ao virar da página. A obliteração das letras, da leitura e dos livros carece de justificação plausível perante a sociedade moderna. Certo, é que cada vez mais utilizamos a comunicação falada e não a escrita... Ou pura e simplesmente não usamos, ficando fechados dentro de nós mesmos. O egocentrismo constante impede a multidão de visionar os seus próprios anseios! Então como buscar eternamente a perfeição? Como recolocar a arte de bem ler e escrever na rotina e na azafama com que nos deparamos a cada esquina? É preciso criar espaço fisíco de atenção mútua onde todos lemos o que outros escrevem, um espaço onde...comunicamos!
(imagem de Detalhe de alguns livros raros da biblioteca do Merton College, no Reino Unido, fonte: wikipédia)

2 comentários:

Janaína Pietroluongo disse...

Gostei muito do seu blog. Tudo o que for feito em prol da leitura e dos livros, merece todo o meu respeito. Muito sucesso.

Um abraço,

Janaína

Toth disse...

Obrigado pelo apoio. Os livros fazem parte, sem dúvida nenhuma, de uma comunidade sem fronteiras e são escritos com a dedicação e empenho de todos. Aqui todos temos os mesmos objectivos, o fim é comum e imortal. Espero que faças parte desta comunidade e partilhes connosco as tuas experiências.

Obrigado e Boa Leitura
TOTH!